Será que a história vai se repetir? Wiliam Carey no séc. 18

06/02/2010 por renatowong

Carey traduziu bíblias, assumiu uma cadeira numa universidade, fundou uma gráfica e até um instituto de agricultura na Índia.

Terminei de ler o livro “Fiel Testemunha: Vida e Obra de Wiliam Carey”; Carey é considerado o pai das missões modernas; Uma pessoa que voltou os holofotes das igrejas à sua causa primária: “ir a todo o mundo e pregar o evangelho / fazer discípulos de todas as nações.”. As igrejas à época estavam preocupadas demais com seus próprios problemas para pensarem em missões em países fora da europa. A mera menção a isto era tratado com recriminação e quase como uma heresia por muitos pastores e bispos!

Paralelamente a isso, a Compania das Índias Orientais, na busca por lucro através do comércio, enfrentou mares, ousou se inserir em países estranhos, perigosos e de língua desconhecida, tudo em nome do lucro e do deus do modernismo: manom. O tempo passa, mas o homem em sua pecaminosidade não muda… e hoje as coisas são parecidas. Infelizmente o dinheiro vale mais do que a alma de uma pessoa, que ao contrário do dinheiro, é eterna e dura para sempre. A partir daí, dá-se vazão a latrocínios, corrupção, abortos e abusos. Afinal o que vale para manom é que todos se sintam bem e felizes, não importando os meios para conseguir esta felicidade e paz.  Muitos comerciantes navegadores iam a estes países se dizendo “cristãos”… e davam vergonha à causa do Evangelho com seus abusos, corrupção e lascívia… e eu me pergunto.. será que as coisas são tão diferentes hoje? …acho que não!

Por fim, a ousadia e insistência de Carey o levou à Índia e levantou um mover na igreja de novos missionários sendo enviados aos quatro cantos do planeta. Antes que tudo isso acontecesse, há anos orava-se por um avivamento na igreja… e pessoas como John Wesley, Jonathan Edwards e David Brainerd haviam “semeado” este mover. Talvez esteja na hora de um novo avivamento!

O Calvinismo que poucos conhecem…

27/01/2010 por renatowong

Genebra foi cidade modelo para a sociedade ocidental; Resultado da influência de Calvino.

Atualmente, nos círculos cristãos, principalmente (pra não dizer praticamente, rs) os históricos, é comum encontrar pessoas afirmando serem calvinistas. Mas, o que estas pessoas realmente querem dizer é que defendem a doutrina da presdestinação. Alguns vão mais longe e chegam a sustentar uma visão até insalubre e exacerbada que nem o próprio Calvino teria da salvação, a ponto de isentar a responsabilidade dos homens em cumprir sua parte, o “ide”, anunciado por Jesus.

Sou Calvinista. Mas não como estes que se gabam de defender uma doutrina da salvação (ou soteriológica). Ao se estudar Calvino, vemos que ele foi responsável pela reforma de toda a sociedade de Genebra e não é exagero dizer que a Suíça é o país desenvolvido que é hoje por causa desta reforma Calvinista.

João Calvino entendeu que Jesus dissera para “discipular as nações” e não somente almas. Antes de sua reforma, Genebra era tida como uma cidade caótica, desordeira e perigosa. Sua reforma penetrou nas esferas da Política, Ciência da Arte e Religião. Caso tenha interesse em saber mais deste Calvinismo, recomendo:o livro “Calvinismo – Abraham Kuyper”. É o calvinismo vivido por Wilian Carey, pai das missões modernas, que foi missionário na índia e não só evangelizou e traduziu bíblias, mas fundou universidades, uma gráfica e até uma sociedade de agricultura!

Como já disse, sou calvinista. Mas Calvinista no sentido de que o Reino de Deus não está limitado a quatro paredes de uma igreja. Ele penetra no coração das pessoas e se estende por todas as áreas da sociedade. Enquanto continuarmos a viver de forma que o Reino de Deus se limite somente aos finais de semana nos templos e reuniões, a sociedade continuará em direção a um colapso catastrófico.

Deus está no Haiti?

27/01/2010 por renatowong

Texto RT do blog do Gui Stutz

Desde a perspectiva científica, o terremoto tem uma dupla explicação. Por um lado, uma zona sísmica, sempre ameaçada por terremotos e maremotos, que acontecem com frequência. Por outro, que se praticou um desflorestamento em massa no país, que contrasta com a superfície da República Dominicana, a outra parte da ilha.

Além disso, deu-se uma sobre-exploração do solo, um esgotamento dos recursos naturais, em parte por empresas que foram pão para hoje e fome para amanhã, e uma forte explosão demográfica sob governos corruptos e ditatoriais, como os Duvalier, cujo herdeiro gasta hoje sua fortuna na França.
A reportagem é de Juan A. Estrada, publicada no Diario de Sevilla, 23-01-2010.

A tradução é de Vanessa Alves.
Quando o terremoto chegou, quase tudo veio abaixo, incluindo o centro histórico e as instalações estatais. Mas o bairro rico e moderno de Pétion Ville, em Porto Príncipe, mal sofreu danos. É uma ilha segura, sólida e livre de desastre natural.
A conclusão é evidente: com outra política e governo, outra distribuição da riqueza e outro tipo de construções teria se amortecido muito a violência da natureza no país mais pobre da América.
Antes de se perguntar por Deus – Por que permite isso? – é preciso perguntar ao homem como consentimos que tantos seres humanos vivam na miséria, indefesos perante a natureza? A tragédia do Haiti é sequência do tsunami da Indonésia e virão muitos mais, porque três quartos da humanidade vivem na pobreza, sem meios para controlar a natureza. Temos os recursos técnicos e materiais para reduzir ao mínimo estes desastres, mas a distribuição internacional da riqueza os invalida.

E onde está Deus? Seguimos esperando milagres divinos que mudem o curso da natureza; apelamos à Providência para que intervenha nas catástrofes naturais; rezamos e pedimos prodígios e sinais. E Deus guarda silêncio e não atua como esperamos. Não aprendemos da história. Não parou a cruz no Gólgota; não interveio para evitar Auschwitz; não é o Deus relojoeiro de Newton, que ajusta o relógio natural de vez em quando; não modifica as leis da criação, descobertas pela ciência.
O homem e o universo são obras de um criador que respeita a liberdade humana e o dinamismo da natureza. Se buscamos ao Deus milagreiro, sempre à escuta dos desejos do homem, busquemos em outra religião, não na do Deus crucificado. É inconcebível que os cristãos sigam esperando intervenções prodigiosas, como em tempos de Jesus, sem assumir a maioridade do homem e a autonomia do universo, cujas leis conhecemos melhor e cada vez mais.

Por outro lado, encontraremos Deus, se o buscamos identificando-se com as vítimas e chamando aos homens de boa vontade à solidariedade e a justiça; se esperamos que Deus nos inquiete, nos provoque e nos incite a colaborar de mil maneiras para mitigar a dor no Haiti; se achamos que Deus não é neutro e que o contraste entre o grande mundo pobre e a minoria de países ricos clama ao céu.
É preciso ajudar Deus para que se faça presente no Haiti, porque necessita dos homens para que chegue aí o progresso e a justiça. Os mortos e refugiados da catástrofe têm fome de justiça, a das bem-aventuranças, e Deus necessita de testemunhas suas para fazer-se presente.

Ninguém pode falar em nome das vítimas sem experimentar seus sofrimentos nem padecer sua forma de vida, só fazer-nos presentes a eles. O protagonismo corresponde ao ser humano: Deus é autor da história, logo inspira, motiva e envia para a solidariedade e a justiça. O Deus cristão não é a divindade grega que sente ciúmes do homem e castiga Prometeu, mas o que se orgulha da capacidade para gerar vida com a ciência e o progresso, só exigindo que os recursos naturais se ponham a serviço de todos.

É preciso agir como “se Deus não existisse” e tudo dependesse de nós, universalizar a solidariedade e mudar as estruturas internacionais que condenam povos inteiros à miséria. A partir daí podemos esperar tudo de Deus e pedir-lhe que fortaleça, inspire e motive os que lutam por um mundo mais justo e solidário.
Dentro de poucos meses, o Haiti será uma mera lembrança, exceto para os que seguem ali, e teremos esquecido, como a Indonésia ou os famintos da África subsaariana. A grande tragédia do século XXI é a de uma humanidade que tem recursos para acabar com a fome e mitigar as catástrofes naturais, mas prefere empregá-los em armamento, para defender-se dos pobres; em policiais, para evitar que cheguem em nossas ilhas de riqueza e nos esbanjamentos consumistas de uma minoria de países.

Do mal do Haiti somos todos responsáveis, e a solidariedade não pode ficar no acontecimento pontual, mesmo que seja necessária, mas exige outra forma de vida.

Texto veiculado na pg da Unisinos – Instituto Humanitas

Crônica da Eternidade

11/11/2009 por renatowong

- …e imagine só que os seminários, de tempos em tempos se deixavam contaminar vagarosamente pela filosofia mundana vigente! – disse o mestre a seu aprendiz.

81686685_4a5b1e1e59Surpreso e mais curioso, o aprendiz lhe pergunta: – Mas como é que os homens não se davam conta disso? Como isso acontecia? – perguntou-lhe inconformado.

- Como já lhe disse, as coisas não eram tão simples. Os homens não tinham suas mentes completamente redimidas e limpas do pecado e eram facilmente influenciados… e isso fazia com que as igrejas fossem assaltadas por mentiras e por idéias anti-cristãs por diversas vezes na história. Mas Pai sempre levantava pessoas que estivessem atentas a Ele para trazer as igrejas de volta a seus trilhos; A história os chamava de “reformadores”!

- Reformadores? – disse o aprendiz, querendo saber mais.

- Sim, reformadores, porque eles reformavam a teologia das igrejas! Imagine só que houve épocas em que os seminários não estudavam o Grande Manual Sagrado, mas sim as correntes de pensamento seculares! Uma delas, a que, na minha opinião, trouxe mais estragos às igrejas era a corrente que eles chamavam de Filosofia Grega. Por causa desta corrente, muitos se perderam e chegaram até o ponto de não acreditaram mais na existência do Pai!

- E quantas vezes na história, antes da Igreja ser limpa na grande Restauração de Pai esses reformadores entraram em ação?

- Quantas vezes foi preciso! O curioso é que, nestes tempos, as pessoas sempre pensavam que a igreja estava sucumbindo e se dirigindo à não existência ou que a Grande Restauração era iminente! Mas como você sabe… não aconteceram no momento em que eles achavam que estava para acontecer.

- E o sr.? Aonde estava naqueles momentos antes da Restauração?

(….)

A imoralidade dentro das igrejas não é novidade…

23/10/2009 por renatowong
Wesley pregava fora das igrejas porque fora expulso por pregar por um cristianismo bíblico.

Wesley pregava fora das igrejas porque fora expulso por pregar por um cristianismo bíblico.

Estou estudando um pouco da história da igreja prostestante. Para mim o que mais tem me chamado atenção é o “movimento pendular” que a igreja sempre passou até o momento entre a imoralidade e a santidade. Por exemplo, nos séculos XVI e XVII, a igreja protestante abraçou a visão do Iluminismo e deixou o deísmo entrar na igreja (concepção de que Deus criou o mundo como um relógio de corda e se esqueceu dele); A coisa ficou tão feia que os seminários teológicos não estudavma mais teologia, somente filosofia grega! John Wesley surgiu nesta época e foi expulso das igrejas da inglaterra por pregar em favor de um CRISTIANISMO BÍBLICO! Alguns anos adiante, Simonton, o 1º missionário Presbiteriano no Brasil, viu seu país, os EUA entrar numa das guerras mais sangrentas da história (Guerra Civil americana) por causa da resistência dos estados do Sul em acabar com a escravidão… que inclusive era embasada pelas igrejas e pastores do Sul do país, que buscavam até explicações (sic) na Bíblia para a escravidão!

É por isso que quando vejo aqueles moralistas falarem “é…acho que não tem mais jeito… está cada vez pior… o mundo está acabando…” – eu discordo! Será que essas pessoas não leram a história de Noé, por exemplo? O mundo estava uma zona total! E quanto mais eu estudo a história.. mais eu vejo que as coisas sempre foram assim depois da queda… ou seja.. o ser humano pecador sempre teve a tendência suicida de se afastar de Deus, da Bíblia e do Cristianismo Bíblico!

Será que a igreja pós-moderna já chegou neste estágio de imoralidade? Acredito que não! Espero que não chegue! Oro por uma re-re-re-reforma (afinal já aconteceram algumas nos últimos séculos…); Cristianismo Bíblico já! Nada de legalismo, farisaísmo, deísmo! Que Ele guarde nossos passos e nos livre de tropeçar! Deus santifique sua Igreja!

Porque somos criados para ter “sucesso”???

08/10/2009 por renatowong
o que será preciso para que a forma de educarmos nossas crianças mude sendo que já sabemos que o sistema está errado?

o que será preciso para que a forma de educarmos nossas crianças mude sendo que já sabemos que o sistema está errado?

Porque será que somos formados / programados para pensar sempre em nos tornarmos um profissional formado ou então fazermos algo que dê bastante dinheiro sendo que todo mundo já sabe que dinheiro não traz felicidade ou que sucesso é sinônimo de felicidade, quando muitas vezes não é? Porque será que ainda as crianças de hoje são submetidas a um sistema em que somente aqueles que tiram as melhores notas nas disciplinas da escola são valorizados enquanto os outros são rebaixados e taxados de inferiores? Quem disse isso? Porque a escola, ao invés de capacitar as crianças para fazer um vestibular e fazerem uma “boa faculdade”, não trabalham o caráter, a capacidade social e também o conhecimento com o fim de equipar a criança para realizar aquilo que ela foi feita para fazer? Sim eu creio que todos têm um chamado único para cumprir em sua vida… cada um com suas habilidades, personalidades e características únicas… cada um tem um lugar que pertence e que foi feito para fazer isso…. seja este lugar numa marcenaria ou num escritório de engenharia? É por isso que cada vez mais vemos as pessoas frustradas com suas vidas… não estão fazendo o que foram feitas para fazer… mas fazendo o que lhe falaram que dava mais dinheiro ou mais “status”…. tá tudo errado!

Porque você vai à igreja?

30/09/2009 por renatowong
Até a menor das crianças tem dentro de si a sementinha da ganância...

Até a menor das crianças tem dentro de si a sementinha da ganância...

Lendo um relato de um possível ex-pastor da IURD, à revista época, uma frase me saltou aos olhos em meio à longa reportagem: “Noventa e nove por cento das pessoas que vão à igreja, e isso eu ouvi do bispo Macedo, não vão para adorar a Deus. Vão para pedir, porque têm problemas no casamento, nas finanças, de saúde.” – será que ele não está certo? Talvez não estatisticamente… mas todos nós como seres humanos temos um quê de egoismo e sempre buscamos algo para nós, nosso lucro na barganha; sempre queremos saber o que temos a ganhar e não o que temos a perder, o que é natural! Mas o humanismo consumista aguça nossa “fome consumista” a ponto de até nosso relacionamento com Deus, muitas e muitas vezes ser baseado numa barganha!

Porque você vai à igreja? Qual sua motivação? Porque você é cristão? Porque você Crê que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, ou sua vida cristã é apenas uma muleta para você se relacionar com pessoas? Se sentir valorizado? Ou é só uma apólice de seguro que… vai que a Bíblia tem razão então você já fez seu seguro e está salvo, caso isso tudo seja verdade no final das contas?

Quantas vezes eu mesmo não me peguei buscando a Deus porque queria mais bençãos, mais poder, mais alguma coisa?? …sabe quando uma criança senta ao lado do pai e apenas fala que quer ficar ali do lado dele? Você já fez isso com Ele? Ou só vai a Ele na hora de pedir “mesada”? Que você não faça parte destes “99% !

O tempo passa… mas alguns problemas continuam os mesmos…

25/09/2009 por renatowong

“Qualquer seminarista corre o risco de alimentar mais a mente do que o coração, mais a teologia do que a espiritualidade, mais o academicismo do que o aquecimento da alma. Sem dúvida foi por isso qu e Simonton escreveu: “Pode parecer estranho falar de um avivamento em um seminário teológico, mas não é. Em nenhum lugar ele é mais necessário ou deveria ser mais procurado” – Trecho do livro “De Mochila nas Costas e Diário na Mão – A história de Ashbel Green Simonton”

Ao ler esta passagem… percebi que o problema de falhas gritantes de caráter de muitos pastores formados por seminários, que são muito bons academicamente (alguns nem academicamente…) mas não investem um centavo no desenvolvimento e na formação do caráter destes líderes não é de hoje! O problema é apontado por Simonton (fundador da IPB) em 1856 nos EUA!  E isso se repete até hoje… porque não se pensa em investir na formação do caráter dos pastores? 2 Tim. 2:13 “ Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. ” – não basta só manejar a palavra da verdade… mas sim não ter do que se envergonhar! Claro que há de se questionar até aonde vai a responsabilidade de um seminário… talvez o problema esteja na “seleção e nomeação”.

Enfim.. seja dentro ou fora de um seminário, que busquemos um avivamento verdadeiro, alimentando tanto nossos corações como nossas mentes!

Segurança é utopia… a não ser…

23/09/2009 por renatowong

Estou lendo o livro “Mochila nas costas e diário na mão – a história de Ashbel Green Simonton” – que é o fundador da Igreja Presbiteriana no Brasil. Ainda estou no começo, já ouvi falar que ele era um tanto diferente do que muitas igrejas presbiterianas se tornaram (seguidoras mais dos costumes do que das doutrinas bíblicas)… enfim… vou comprovar isso ao ler o livro, não? rs…mas já comecei a gostar do Rev. Simonton, veja o que ele diz:

“Só há segurança na submissão completa aos propósitos de Deus. Sob sua guarda, o lugar de perigo é seguro; sem a sua presença não há segurança.” – Ashbel Green Simonton

E ele tem razão. Costumo dizer que  em certas situações “fazer a vontade de Deus não é fácil… mas não fazê-la é mais difícil ainda!”. Que andemos sempre buscando os planos e sonhos dele para nossas vidas. Somente Nele nossa vida é completa.

Pós-modernismo tem doutrina e liturgia.

15/09/2009 por renatowong

playboy-logo

Ontem, assistindo a mais uma presepada de um tele-pastor vendendo benção a 900 reais, vi um comentário interessante: “(…) Nessa hora como é bom ser ateu e materialista…” – de fato, o materialismo é a religião do século e tem doutrina e até liturgia! Há quase 20 anos, Bono Vox e sua trupe escreveram esta música que se resumeperfeitamente à “doutrina” e a “liturgia” que têm contaminado até igrejas e pastores mundo afora… muitos se aproveitam da fé das pessoas… nessas horas… vejo que o comentário do ateu não está tão fora… afinal pelo menos ele não engana ninguém e nem abusa da fé das pessoas…

The Playboy Mansion – U2

Se a coca-cola é um mistério
E Michael Jackson…história
Se a beleza é verdadeira
E cirurgia a fonte da juventude

O que tenho que fazer?

Será que eu tenho os dons para passar pelos
portões daquela mansão?
Se o O.J é mais do que um bebida
E um big mac é maior do que você pensa
Se perfume é uma obsessão
E programas de entrevista…confissão

O que nós temos a perder

Um outro empurrão e talvez nós atravessaríamos
Os portões daquela mansão
Eu nunca comprei um bilhete de loteria
Eu nunca estacionei na vaga de alguém
Os bancos são como catedrais
Eu acredito que os cassinos tomaram seu lugar
Amor, desca aqui
Não a acorde, ela virá passar aqui

Chance é um tipo de religião

Onde você está condenado pelo simples azar
Eu nunca vi aquele filme
Eu nunca li aquele livro
Amor, desca aqui
Deixe meus números aparecerem

Não sei se posso aguentar

Não sei se sou tão forte
Não sei se posso esperar tanto
Até que as cores fiquem reluzentes
E as luzes apareçam

Então não haverá tempo de tristeza

Então não haverá tempo para a vergonha
E embora eu não possa dizer o motivo
Eu sei que tenho que acreditar

Nós vamos dar voltas naquela piscina

É quem você conhece que te dá um passe para entrar
pelos portões da Playboy Mansion

Então não haverá tempo de tristeza

Então não haverá tempo de dor
Então não haverá tempo de tristeza
Então não haverá tempo para a vergonha

Ouça a música no youtube. Que vivamos o Cristianismo verdadeiro com simplicidade e humildade e não essa religião dos bezerros de ouro de Jeroboão que só remete ao Cristianismo.