O Calvinismo que poucos conhecem…

Genebra foi cidade modelo para a sociedade ocidental; Resultado da influência de Calvino.

Atualmente, nos círculos cristãos, principalmente (pra não dizer praticamente, rs) os históricos, é comum encontrar pessoas afirmando serem calvinistas. Mas, o que estas pessoas realmente querem dizer é que defendem a doutrina da presdestinação. Alguns vão mais longe e chegam a sustentar uma visão até insalubre e exacerbada que nem o próprio Calvino teria da salvação, a ponto de isentar a responsabilidade dos homens em cumprir sua parte, o “ide”, anunciado por Jesus.

Sou Calvinista. Mas não como estes que se gabam de defender uma doutrina da salvação (ou soteriológica). Ao se estudar Calvino, vemos que ele foi responsável pela reforma de toda a sociedade de Genebra e não é exagero dizer que a Suíça é o país desenvolvido que é hoje por causa desta reforma Calvinista.

João Calvino entendeu que Jesus dissera para “discipular as nações” e não somente almas. Antes de sua reforma, Genebra era tida como uma cidade caótica, desordeira e perigosa. Sua reforma penetrou nas esferas da Política, Ciência da Arte e Religião. Caso tenha interesse em saber mais deste Calvinismo, recomendo:o livro “Calvinismo – Abraham Kuyper”. É o calvinismo vivido por Wilian Carey, pai das missões modernas, que foi missionário na índia e não só evangelizou e traduziu bíblias, mas fundou universidades, uma gráfica e até uma sociedade de agricultura!

Como já disse, sou calvinista. Mas Calvinista no sentido de que o Reino de Deus não está limitado a quatro paredes de uma igreja. Ele penetra no coração das pessoas e se estende por todas as áreas da sociedade. Enquanto continuarmos a viver de forma que o Reino de Deus se limite somente aos finais de semana nos templos e reuniões, a sociedade continuará em direção a um colapso catastrófico.

Anúncios

~ por renatowong em 27/01/2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: