Será que a história vai se repetir? Wiliam Carey no séc. 18

Carey traduziu bíblias, assumiu uma cadeira numa universidade, fundou uma gráfica e até um instituto de agricultura na Índia.

Terminei de ler o livro “Fiel Testemunha: Vida e Obra de Wiliam Carey”; Carey é considerado o pai das missões modernas; Uma pessoa que voltou os holofotes das igrejas à sua causa primária: “ir a todo o mundo e pregar o evangelho / fazer discípulos de todas as nações.”. As igrejas à época estavam preocupadas demais com seus próprios problemas para pensarem em missões em países fora da europa. A mera menção a isto era tratado com recriminação e quase como uma heresia por muitos pastores e bispos!

Paralelamente a isso, a Compania das Índias Orientais, na busca por lucro através do comércio, enfrentou mares, ousou se inserir em países estranhos, perigosos e de língua desconhecida, tudo em nome do lucro e do deus do modernismo: manom. O tempo passa, mas o homem em sua pecaminosidade não muda… e hoje as coisas são parecidas. Infelizmente o dinheiro vale mais do que a alma de uma pessoa, que ao contrário do dinheiro, é eterna e dura para sempre. A partir daí, dá-se vazão a latrocínios, corrupção, abortos e abusos. Afinal o que vale para manom é que todos se sintam bem e felizes, não importando os meios para conseguir esta felicidade e paz.  Muitos comerciantes navegadores iam a estes países se dizendo “cristãos”… e davam vergonha à causa do Evangelho com seus abusos, corrupção e lascívia… e eu me pergunto.. será que as coisas são tão diferentes hoje? …acho que não!

Por fim, a ousadia e insistência de Carey o levou à Índia e levantou um mover na igreja de novos missionários sendo enviados aos quatro cantos do planeta. Antes que tudo isso acontecesse, há anos orava-se por um avivamento na igreja… e pessoas como John Wesley, Jonathan Edwards e David Brainerd haviam “semeado” este mover. Talvez esteja na hora de um novo avivamento!

Anúncios

~ por renatowong em 06/02/2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: